A liderança pelo exemplo - Faça o que eu falo ou faça o que eu faço?

A liderança pelo exemplo - Faça o que eu falo ou faça o que eu faço?

Dar o exemplo não é a melhor maneira de influenciar os outros. É a única” - Albert Schweitzer, Nobel da Paz

Créditos da Imagem: Business photo created by freepik

A expressão Liderança pelo Exemplo tem sido muito utilizada ultimamente, e virou uma buzzword da área de liderança. Consultores, livros, treinamentos, coaches, todos passaram a tratar a liderança pelo exemplo como um dos fundamentos da liderança moderna.

A verdade é que todo líder, queira ou não, está sempre liderando pelo exemplo. Alguns pelo bom, outros pelo mau exemplo. Muitos não sabem qual dos dois está dando para seus liderados. Porém, todos estamos dando exemplos para os liderados seguirem. O tempo todo!

Liderar pelo exemplo é sem dúvida a melhor forma de demonstrar um comportamento e/ou atitude necessária no ambiente de trabalho e reforçar a cultura. Você pode fazer muito treinamento, contratar palestrantes, comprar livros, enviar emails e comunicados. Mas se você mesmo não estiver agindo da mesma forma que pede aos seus liderados, é pouco provável que você consiga trazer esse comportamento para o dia a dia.

E por mais que isso já faça sentido para o senso comum, o assunto também foi estudado academicamente por dois pesquisadores em 2011. Concluiu-se o que já esperávamos: que a melhor forma para um departamento de RH introduzir um novo comportamento em toda a organização é fazendo com que os líderes dessa organização pratiquem o comportamento no dia a dia, pois assim os liderados seguirão o exemplo.

Mudando comportamentos com o exemplo

Muitos líderes reclamam de alguns comportamentos tóxicos de seus liderados. Não entregam no prazo; não cumprem o que prometem; trabalham sem planejamento; têm uma comunicação ruim; não dão feedbacks; não trazem inovações; não entregam os resultados esperados; não atendem o cliente com qualidade.

O fato é que, muitas vezes, esse comportamento é um mimetismo dos liderados. Eles estão vendo que o líder não cumpre os prazos, então prazo não é algo importante. O líder não cumpre suas promessas, então não há problemas se não conseguir cumprir algo. Os líderes não dão feedbacks para seus liderados, então feedback não é uma prioridade.

Querendo ou não, o líder estará, sim, liderando pelo exemplo.

É importante perceber isso e agir deliberadamente para ser o exemplo a ser seguido.

Você quer que as pessoas cheguem no horário em reuniões? Pare de se atrasar para elas.

Quer que cumpram as promessas feitas aos clientes ou internamente? Então comece a cumprir também as suas promessas e faça disso uma prioridade.

Quer um ambiente de confiança e que seus times recebam feedbacks como oportunidades de melhoria? Peça ao time para te dar feedbacks e ouça com atenção e interesse.

É preciso ser diligente e modelar os comportamentos e atitudes que quer ver na sua equipe. E praticá-los diariamente e conscientemente.

Sendo você a referência do que quer das pessoas, seu time começará a repetir os mesmos comportamentos e atitudes. Você poderá reforçar esses comportamentos e atitudes, elogiando e reforçando publicamente sempre que vir alguém agindo corretamente.

E quando precisar chamar a atenção de um liderado por um comportamento inadequado, sua comunicação será muito mais efetiva e coerente. Afinal, se você reclama do seu liderado por um comportamento que você repete sempre, ele, inconscientemente, irá ignorar o que disse, por uma percepção de incoerência entre o que é pedido e o que é realmente valorizado.

Então faça a reflexão: você age como quer que seus liderados ajam?

Comments

comments powered by Disqus